top of page

Comprar imóveis em 2022 é uma boa opção de investimento?


Será que comprar imóveis em 2022 é uma boa opção de investimento? É importante considerar essa possibilidade e entender que o cenário macroeconômico vem mudando e, junto com ele, as mudanças nas melhores opções para investir seus recursos. Hoje em dia, se você é um corretor de imóveis sabe que o sucesso da sua estratégia de vendas depende do cenário do mercado e sua capacidade de mostrar os benefícios da compra ao cliente.


Há 1 ano ou 1 ano e meio, o cenário imobiliário estava ótimo. Muitas compras foram feitas e o setor se aqueceu bastante. Ainda hoje ele se mantém um pouco aquecido. Mas será que esse movimento vai continuar nos próximos meses? Será que comprar imóveis em 2022 será uma boa opção de investimento, ou será que o melhor é direcionar o seu dinheiro para outra área?


Se você quer aprender se comprar imóveis em 2022 é uma boa opção de investimento, siga a leitura abaixo com atenção!


1. Taxa Selic


Um dos principais elementos que influencia nos investimentos brasileiros, inclusive no mercado imobiliário, é a Taxa Selic. Em 2021, o Brasil foi um dos países que mais aumentou a sua taxa de juros básica, que começou o ano em 2% e acabou em 9,25% – um aumento de 462%.


Quando a Selic sobe, especialmente nesses níveis, ela deixa o crédito muito mais caro em nosso país, além de tornar outros investimentos, especialmente os de Renda Fixa, mais vantajosos. Se o crédito está mais caro, então menos pessoas pegam financiamentos e, portanto, menos gente compra imóveis, desaquecendo o mercado. Esse é um ponto negativo para quem acha que investir em imóveis em 2022 é uma boa opção.


Além disso, com a Selic subindo, aplicações como o Tesouro Direto, o CDB e outras acabam se tornando mais vantajosas. Isso faz com que seja menos interessante comprar um imóvel ou investir nesse mercado.


2. Inflação


Outro elemento que tem impacto negativo na compra ou investimento em imóveis em 2022 é a inflação. Como você já sabe, a inflação é um elemento que corrói o poder de compra das pessoas e diminui a atividade econômica no país. Quanto maior a inflação e mais descontrolada ela estiver, maiores os seus dados.


Para o mercado imobiliário, alta inflação significa imóveis mais caros, menos interesse do público e um esfriamento natural do setor. Não significa necessariamente que ninguém mais vai comprar imóveis, mas a quantidade será muito menor do que em um momento sem tanta inflação.


3. Movimento do mercado


Além da Selic e da inflação (que são pontos negativos), existem outros elementos do mercado que ditam a sua posição, fazendo com que seja mais ou menos interessante investir em imóveis. Um desses elementos é o poder de compra das pessoas. Afinal, o mercado imobiliário gira ao redor do interesse das pessoas em comprar um imóvel. Todo financiamento é feito com base nisso.

Nesse momento, presenciamos um cenário de mercado um pouco mais hostil ao consumidor, que vê seu poder de compra diminuindo muito e a qualidade de vida também tendo uma queda significativa. Por isso, a tendência é que menos pessoas pensem em comprar imóveis, o que diminui a procura por um investimento desses.


4. Alternativas de investimento


Com tudo isso em mente, a tendência é que não seja interessante comprar imóveis em 2022 como uma boa opção de investimento: os juros estão mais altos, a inflação vai corroer seu poder de compra e o mercado não está pronto, pelo menos por enquanto, para mudar esse cenário. Se você pretende investir seu dinheiro em algum lugar, a melhor opção em termos de lucratividade é encontrar o seu perfil de investidor e analisar o que é mais indicado para você dentro desse perfil.


Em 2022, investimentos em Fundos de Investimento se tornarão mais comuns e desejáveis, bem como aplicações em Renda Fixa. As criptomoedas devem relaxar um pouco, depois de 2 anos de crescimento intenso, o que também reduzirá o apelo de opções de mercado de curto prazo e alta volatilidade. O ideal é separar boa parte do seu orçamento para opções de Renda Fixa, como o Tesouro Direto, CDBs, LCIs ou LCAs.


Pronto! Agora que você já viu se comprar imóveis em 2022 é uma boa opção de investimento, é hora de colocar seu planejamento financeiro em posição e considerar quais são os ativos mais interessantes para você. Lembre-se de que cada pessoa tem um perfil de investidor e uma maneira de lidar com o risco, então o que é atrativo para um, pode não ser para outro.


Comments


bottom of page