Interesse por compra e por aluguel subiu mais de 70%, superando janeiro, mês considerado de maior sazonalidade no setor imobiliário
O interesse por imóveis vem subindo nos tempos de quarentena, mas deu um salto grande em outubro, com alta de 34% nas buscas sobre o assunto em relação ao mesmo período do ano passado, aponta pesquisa do Google, em primeira mão para o Valor Investe. A pesquisa foi realizada com 1.500 pessoas de 18 a 54 anos, de todas as regiões do Brasil, das classes A, B e C.
Os resultados são um contraste com a queda de 3% nas buscas realizadas em março, início do isolamento social. De lá para cá, as pessoas têm ficado mais tempo em casa e reavaliado suas necessidades. “Com o distanciamento social, a relação com a casa trouxe muitos novos significados e necessidades funcionais: passou a ser o local de trabalho, estudo, exercícios e contínua atenção”, diz, em nota, Gustavo Souza, diretor de negócios para Serviços do Google Brasil.
Em levantamento realizado em agosto, o Google verificou que os principais motivos para buscar um novo imóvel eram:
28% - Minha casa não atende mais minhas necessidades
25% - Para realizar o sonho da casa própria
22% - Sem condições financeiras para continuar onde estou
15% - Família crescendo e precisamos de mais espaço
15% - Eu ou alguém da minha família está mudando de emprego
"Toda essa intensidade também gerou a necessidade de uma reinvenção do lazer: o que antes eram espaços de descompressão e diversão, como salas de estar e cozinhas, viraram home offices adaptados ou locais de constante trabalho e pouco descanso, o que levou os brasileiros a procurarem por imóveis com novas e ampliadas opções de lazer", afirma o executivo do Google.
Um outro estudo de intenção de compra, encomendado pelo Google e realizado pela Provokers, mostra que a categoria imóveis cresceu 15% em importância para o consumidor na época da Black Friday. Este pode ter sido um dos motivos para o aumento de interesse dos internautas.
Além das necessidades de mudança por causa da quarentena, há ainda outro fator de aumento no interesse: os juros mais baixos para financiamento imobiliário.
As buscas por aluguel cresceram 70% e por compra/venda deram um salto de 73%. Segundo o Google, a alta é maior até mesmo que números registrados em janeiro, mês considerado de maior interesse pelo setor imobiliário, com quase 30% a mais de buscas por imóveis em relação a outros meses do ano.
Comments