top of page

Venda de imóveis usados segue em patamar elevado em Curitiba


Segmento vem registrando bons números na capital desde o início de 2022, segundo dados do Secovi-PR


Repetindo os bons resultados dos meses anteriores, a comercialização de imóveis residenciais usados em Curitiba em agosto de 2022 se manteve em patamar elevado. No oitavo mês do ano, o índice de Vendas de Usados Sobre Oferta (VUSO) na cidade foi de 4,7%, segundo o levantamento mais recente do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), integrante do sistema Secovi-PR, sobre o setor. O resultado ficou um pouco abaixo do que foi registrado em julho (5,4%) e igual ao que se teve em junho (4,7%).


“Na média do ano, de janeiro a agosto, o VUSO residencial em Curitiba está em 5%. Se olharmos para o ano passado, quando a média do indicador para o mesmo período era de 5,8%, podemos ter a impressão de que o resultado de agora não é tão bom assim. A verdade, contudo, é que 2021 foi atípico, tendo a média dos primeiros oito meses do ano ficado acima até mesmo do VUSO para o mesmo período de 2013, época do último grande boom imobiliário, que foi de 5,6%”, explica o presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR, Luciano Tomazini.


Quando se analisa a média do VUSO de janeiro a agosto de 2020 na capital paranaense, vê-se que o resultado atual é 1,8 ponto percentual (p.p.) maior, pois passou de 3,2% para 5%. Em comparação com o mesmo período de 2019, pré-pandemia de Covid-19, quando o indicador registrou 2,8%, o aumento foi de 2,2 p.p.


Financiamentos – Em agosto, o financiamento foi a forma de pagamento utilizada em 71,7% das negociações de imóveis usados em Curitiba, 2 p.p. abaixo de julho (73,7%) mas ainda acima de 70%. As compras à vista representaram 28% das aquisições.


“O volume de recursos da população se mantém estável. Por isso, a utilização de financiamento segue acima dos 70%. A Selic, que acaba refletindo em todos os juros do mercado, registrou aumentos desde março de 2021, mas os bancos têm demonstrado interesse no mercado, o que faz com que essa forma de pagamento não seja impactada negativamente”, comenta Josué de Souza, vice-presidente de Comercialização Imobiliária do Secovi-PR.


Bairros mais procurados – O Centro foi o bairro mais procurado para a aquisição de imóveis residenciais usados em Curitiba em agosto de 2022, respondendo por 10,9% das negociações. Boa Vista (6,4%) e CIC (5,6%) fecham o top 3. Destaque também para Bigorrilho (4,1%), Água Verde (3,8%), Boqueirão (3,8%), Bacacheri (3,4%) e Portão (3,4%).


Comprar para locar – Além das vendas de imóveis usados, a locação, tanto residencial quanto comercial, também segue em alta em Curitiba. Em agosto, o índice de Locação Sobre Oferta (LSO) referente a imóveis residenciais foi de 28,8%, enquanto o LSO comercial registrou 8,2%, apenas 0,7 p.p. abaixo de julho (8,9%), quando foi registrado o maior indicador para esse tipo de imóvel desde abril de 2014.


“Esse cenário acaba impulsionando a aquisição de imóveis como investimento, para serem disponibilizados para locação, vez que os aluguéis garantem uma boa renda extra”, pontua Marilia Gonzaga, vice-presidente de Locação do Secovi-PR. Importante ressaltar que imóveis bonitos e funcionais, prontos para a mudança, que demandem pouco ou nenhum ajuste pelos locatários, são alugados mais rapidamente. Por isso, é fundamental que os proprietários mantenham os espaços em boas condições.



Fonte:V3com


Kommentare


bottom of page